Aloha From Hell (2011) de Richard Kadrey
★★★★☆
Sinopse:
Supernatural fantasy's greatest anti-hero goes back to hell! In Sandman Slim, Stark came back from hell for revenge. In Kill the Dead he tackled both a zombie plague and being Lucifer's bodyguard. Once again all is not right in L.A. Lucifer is back in Heaven, God is on vacation, and an insane killer mounts a war against both Heaven and Hell. Stark´s got to head back down to his old stomping grounds in Hell to rescue his long lost love, stop an insane serial killer, prevent both God and Evil from completely destroying each other, and keep the demonic Kissi from ruining the party for everyone. Even for Sandman Slim, that's a tall order. And it's only the begining. (Fonte: Richard Kadrey website)
Depois de ter lido os dois primeiros livros desta coleção, Sandman Slim e Kill the Dead, fiz um intervalo forçado porque não me dá gozo nenhum ler os livros online e queria encomendá-los para poder retomar a leitura. O problema é que peço sempre para entregarem no meu local de trabalho mas, com isto no Estado de Emergência, acabei a trabalhar a partir de casa, onde a campainha não funciona e o carteiro troca muitas vezes a correspondência.
Portanto lá tive de me conformar, regressar ao formato e-book, e acabei por ter de ler o Aloha From Hell duas vezes porque não me conseguia concentrar e às tantas já não fazia ideia do que raio se estava a passar.
Apesar de haver muito shoot shoot bang bang (ou não fosse este um livro do Sandman Slim), há também um plano cujos contornos se vão revelando aos poucos e que têm Aelita e Mason Faim como principais patrocinadores. Isto leva-nos a um ponto importante: se estiverem a pensar ler esta coleção, comecem pelo primeiro livro, pois embora cada um deles tenha uma história diferente, existe um leque de personagens que se mantém e, se começarem pelo fim, vão-se questionar porque raio é que Sandman Slim tem uma cabeça com perninhas metálicas como companheiro de quarto, ou porque é que Aelita lhe parece ter um ódio de morte.
« Technically, I'm what you call a "nephilim". Half human, half angel. And I'm the only one. The others are all dead. Suicides mostly. Some people call my type freaks. If you're one of heaven's lapdogs, you'll probably call me "Abomination". I say, call me either of those things in my face and you'll get to see what your lungs look like as throw pillows. »
Em Aloha From Hell, James Stark - a.k.a Sandman Slim, the monster who kills monsters - continua fiel a si mesmo: uma espécie de Constantine on steroids, com observações bastante sarcásticas do que o rodeia e que resolve praticamente todas as maleitas com uma visita do Dr. Jack Daniels.
No primeiro livro, James Stark aka Sandman Slim, acabou de escapar do Inferno e procura vingar-se daqueles que o enviaram para lá (ler opinião Sandman Slim). No segundo livro combate uma horda de zombies que ameaça dizimar a cidade (ler opinião Kill The Dead). Em Aloha From Hell, é chamado para ajudar a resolver um caso bastante estranho relacionado com uma possessão demoníaca - ou pelo menos assim parece - em que o exorcismo correu mal e o exorcizado, Hunter Sentenza, acabou por saltar pela janela e desaparecer...
À medida que vai investigando, começam a surgir coincidências que fazem disparar os alarmes e levá-lo a crer que o que se passa pode ser muito mais do que uma simples possessão demoníaca.
O rapaz que saltou pela janela é irmão de T.J., um dos elementos do Magic Circle que estava presente quando Stark foi traído e arrastado para o Inferno; a possessão parece ter tido origem no consumo de uma dose adulterada de Akira, uma droga que permite que os seus utilizadores toquem na mente uns dos outros; quem forneceu aquela dose específica e deu instruções para que fosse entregue a Hunter foi uma tal de Sister Ludi que parece ter demasiadas semelhanças com um certo anjo que quer derrubar Deus e ocupar o seu lugar...
A juntar a tudo isto, Lúcifer fugiu do Inferno e é agora um anjo no Céu. O seu lugar foi ocupado por Mason Faim - enviado para o Inferno por Sandman Slim, numa jogada que o próprio considera não ter sido uma das suas ideias mais brilhantes - que prepara uma rebelião capaz de destruir tudo por onde passar.
« Ever since Lucifer left, the place has been falling apart, and I don't mean the trash isn't getting picked up. I mean Old Testament falling apart. Earthquakes. Wild fires. Hellion food riots. That's something you don't see. No one's in charge. Mason has the army and local Pinkertons tied up wuth his wars plans. It's like he doesn't give a rat's ass how Hell is going to... you know.»
No final, acabamos por perceber que esta história da possessão é apenas a ponta do icebergue e que Mason e Aelita uniram forças para destruir o seu inimigo comum: Sandman Slim.
Para evitar a destruição do universo e salvar Alice, Stark terá de regressar ao Inferno e, para tal, « you're going to have to die. And not a going-gentle-into-that-good-night death. It's going to be messy ».
Constantine (2005) |
E aqui é que achei que as coisas começaram a ficar realmente interessantes porque, o Inferno para onde Stark vai, não é bem o Inferno mas sim uma espécie de convergência entre Los Angeles e o Inferno, ou seja, uma sobreposição das duas realidades. Os edifícios são aqueles que ele conhece mas há chamas e motins por todo o lado, e tudo está coberto por uma nuvem de fumo tão espessa que impede a passagem de luz.
O motivo desta sua estranha incursão é simples: salvar Alice, resgatar o General Semyazah do Tártaro e derrotar Mason Faim.
O motivo desta sua estranha incursão é simples: salvar Alice, resgatar o General Semyazah do Tártaro e derrotar Mason Faim.
« You admire the fool, don't you?
Semyazah, the lone Hellion general brave enough to hold out
against Mason Faim, the dread usurper of Lucifer's throne! »
« General Semyazah! »
Portanto, tal como já tinha acontecido com Sandman Slim e Kill The Dead, também este Aloha From Hell é um daqueles livros repletos de ação, sacrilégios e uma mão cheia de personagens das quais é impossível não gostar, e onde até mesmo o Jack the Ripper parece um tipo simpático... pelo menos até o esfolarem vivo.
Como sabem, não tenho muita pachorra para livros do am❤r e dramas adolescentes. No entanto, são esses os géneros que mais destaque ganham nas redes sociais, o que acaba por me obrigar a andar a esmiuçar outros blogues e o goodreads para ver se localizo alguma coisa que vá mais ao encontro daquilo que gosto de ler. Já dá para imaginar a felicidade que foi encontrar esta coleção que tem precisamente todos os ingredientes de que gosto, e é bem temperada com uma boa dose de sacrilégios.
Segue-me nas Redes Sociais
0 comments