Sandman Slim (2009) de Richard Kadrey

by - janeiro 28, 2020

Sandman Slim #1
★★★★★
Sinopse:
Life sucks and then you die. Or, if you're James Stark, you spend eleven years on Hell as a hitman before finally escaping, only to land back in the hell-on-hearth that is Los Angeles.

Now Stark's back, and ready for revenge. And absolution, and maybe even love. But when his first stop saddles fim with an abusive talking head, Stark discovers that the road to absolution and revenge is much longer than you'd expect, and both Heaven and Hell have their own ideas for his future.

Ressurrection sucks. Saving the world is worse.

Darkly twisted, irreverent, and completly hilarious, Sandman Slim is the breakthrough novel by an acclaimed author. [Fonte: KADREY, Richard. Sandman Slim#1. HarperCollins Publishers (2013)]. 



Opinião:
WOW! Richard Kadrey, onde é que andaste toda a minha vida?! 
Como é possível que nunca me tenha cruzado com nenhum dos teus livros?! 

Foi preciso que o Nuno Rogeiro, numa das suas intervenções na Sic Notícias, tenha sugerido The Grand Dark para fazer soar os alarmes cá em casa. 

O outro leitor sabe que eu gosto bastante de distopias e perguntou-me logo se eu já tinha ouvido falar daquele autor.

- Hum... Acho que não... O nome não me diz nada...
- A sério? Como é que isto escapou ao teu radar ?


Pois.
Essa é uma EXCELENTE questão.


Lá fui eu pesquisar acerca do livro, o que me levou ao autor, que por sua vez me levou à melhor coisa que me passou pelos olhos nos últimos tempos: Sandman Slim. Fiquei a saber que a série é composta por nada mais, nada menos, do que onze livros e portanto nos próximos meses estou a planear vender um rim ou um pulmão para poder comprar todos. 


Esta série, considerada pela Barnes & Noble como estando no top 13 dos Best Paranormal Fantasy Novel's da última década, conta com os seguintes livros:

Sandman Slim  Kill The Dead  Aloha From Hell
Devil In The Dollhouse    Devil Said Bang   Kill City Blues
The Getaway God  Killing Pretty  The Perdition Score
The Kill Society Hollywood Dead

Portanto, fui atraída pelo The Grand Dark, uma distopia passada num mundo onde os extremos de desolação e beleza coexistem numa perigosa harmonia, e acabei embrenhada num livro sobre um tipo que foge do Inferno com um objetivo muito claro em mente:

« I'm going to kill people. 
Probably a lot of people. 
The hole magic circle. »

A nossa personagem principal, James Stark, faz parte de um grupo chamado Sub-Rosa, « the secret people who look just like you, but are different » e cuja existência é mantida em segredo... « It's not that we don't like you; it's that you have the habit of burning us at the stake when you notice us ». Estamos a falar, como já perceberam, de indivíduos com poderes. 

Mágicos, se preferirem. 

Stark estava integrado num outro grupo, mais restrito, o Círculo, formado por cinco mágicos para além dele: Kasabian, um tipo apatetado que gere um clube de vídeo; Mason, o líder do grupo e um menino rico com uma agenda própria; Parker, um rufia com a constituição de um boxer e poderes suficientes para se tornar perigoso; Cherry-Moon, uma mulher que gosta de se fazer passar por uma miúda de doze anos e Jayne-Ann, uma fura vidas.

A determinado momento, e aliciados por promessas impossíveis de recusar, todos eles traíram Stark, e atiraram-no vivo para o Inferno. No entanto, o facto de ter sido o primeiro humano a lá pôr o pé, aliado à sua teimosia em não morrer, tornaram-no numa espécie de lenda viva, o monstro que mata monstros... tornaram-no no SANDMAN SLIM.

Sandman Slim
Sandman Slim, por JonGibbons

O que nenhum dos membros do Círculo esperava era que, ao fim de onze anos a lutar nas arenas do Inferno, Sandman Slim conseguisse escapar. Mas a verdade é mesmo essa: ele está de volta e com um objetivo muito claro em mente: vingar-se de todos aqueles que o tramaram. Como diria Nada no
They Live: « I have come here to chew bubblegum and kick ass... and I'm all out of bubblegum ».

Sandman Slim é uma daquelas personagens completamente badass, e portanto eu, que adoro estes anti-heróis muito pouco convencionais, fiquei agarrada ao livro logo desde as primeiras páginas e é difícil apontar algum aspeto do qual não tenha gostado.

Hum ...
Deixa-me cá ver ... 
Do que é que eu não gostei...
Hum....


Nada! Não há nada de que não tenha gostado! É a porra do livro perfeito e agora pareço uma daquelas senhoras das testemunhas de jeová a tentar impingir o livro a outras pessoas.

Excuse me, but do you have a minute to talk about our Lord and Savior 
SAAAANDMAAAAN SLIIIIM
(Sandman Slim deverá ser pronunciado como se da apresentação de um lutador the wrestling se tratasse)

Por onde começar? Para já, por todo o conceito de termos demónios, anjos e monstros a viver entre nós e a puxar os cordelinhos para servir os seus intentos. Para eles, nós somos os restos da Criação, os « talking monkeys », criaturas que servem de peões num gigantesco tabuleiro jogado por forças superiores a nós. Podemos encontrar este conceito num filme de 2005 chamado Constantine e também na BD no qual ele se baseou. Ainda assim, apesar desta ideia de coexistência não ser uma coisa totalmente nova, Richard Kadrey incluiu umas... digamos... criaturas bastante interessantes que acabam por conferir um excelente grau de originalidade.

HellblazerHellblazer

E falar em criaturas acaba por nos levar a outro aspeto fantástico deste livro: as personagens. Como sabem não tenho a mínima pachorra para livrinhos da treta pseudo-politicamente-corretos onde as personagens são todas boazinhas e só lhes falta vomitar algodão doce cor de rosa com purpurinas. Se é isso que procuram, não o vão encontrar aqui. Por outro lado, se gostam de personagens com valores duvidosos, objetivos pouco claros e um certo apetite por sangue, vieram parar ao sítio certo! 

A parafernália de personagens vai de uma cabeça falante guardada num armário, a uma espécie de vampira sedutora cuja saliva dissolve as vítimas por dentro, e até o próprio Lúcifer nos agracia com a sua presença. Ah, e claro que não podia faltar....

SAAAAANDMAAAAAAAN SLIIIIM

que, como disse a Cristina (a primeira pessoa a quem impingi o livro), « é uma espécie de John Wick sobrenatural ». Ele fuma, ele bebe, ele dá porrada a torto e a direito e tem um humor retorcido como o caraças. Not the hero we need, but the hero we deserve. Para além disso, é ele o narrador da história, o que torna tudo muito mais interessante.


Sandman Slim

Claro que podia dar-se o caso do livro ter personagens fantásticas, um conceito interessante e a história ser uma treta... mas até isso é genial! Sandman Slim é repleto de ação, mistério, umas quantas piadas retorcidas e uma dose de sacrilégios que nos vai obrigar a rezar o terço 3 vezes ao dia durante o resto das nossas vidas. Mas vale a pena.

Para mim, foi um dos melhores livros que me passou pelas mãos nos últimos tempos. Apesar de estar sempre a ler alguma coisa e, regra geral, até gostar dos livros que escolho, é raro ficar tão absorvida por uma história. Se repararem, dos oitenta livros cuja opinião está no blogue, apenas dez receberam ⭐⭐⭐⭐⭐ (podem ver quais no índice de autores). Sou um bocado sovina com as pontuações mas, quando terminei a última página de Sandman Slim, não havia qualquer dúvida quanto à classificação...

Portanto, se estão à procura de uma história que mistura o melhor do sobrenatural, que apresenta uma visão muito pouco ortodoxa dos conceitos do Bem e do Mal e que vos vai fazer sentir como se tivessem entrado de cabeça num filme de ação dos anos 80, Sandman Slim será uma excelente opção!

Para além disso, a vantagem é que se realmente gostarem do primeiro livro, têm mais dez com que se ocupar que é, basicamente, o que eu farei nos próximos meses. Depois disso não sei o que vou fazer da minha vida. 
Segue-me nas Redes Sociais

Acho que poderás gostar de...

0 comments