As Três Sereias (1964) de Irving Wallace

by - março 10, 2024

Sinopse: Revela as experiências de uma equipa antropológica americana - homens e mulheres de várias origens, de diferentes idades, movidos pelos seus próprios desejos secretos - num paraíso polinésio chamado As Três Sereias. Envolvidos numa cultura onde o sexo é completamente desinibido, onde o prazer do amor físico é espontâneo e sem culpa, cada americano vê-se confrontado com os seus próprios medos, repressões e tabus sexuais profundamente enraizados.



Opinião: Se há algo de que eu gosto nos livros do Wallace, é a forma como expõe a hipocrisia dos bons costumes. Já em Fan Club, temos um grupo de tipos aparentemente "normais" que cometem as maiores atrocidades à medida que as vão tentando justificar. 

Em As Três Sereias, a lógica é a mesma. A história passa-se numa ilha secreta, que faz parte de um conjunto de três que dá nome ao livro. O que este local tem de especial, é a forma como o seu povo vive a sexualidade. Aqui, ela é encarada como a coisa mais natural que existe, não existem tabus, anualmente há uma festa onde as pessoas podem relacionar-se sexualmente com quem quiserem - sem que isso tenha qualquer tipo de impacto no seu casamento -, e existe até uma Cabana de Auxílio Social onde, quem estiver sexualmente insatisfeito, pode ter relações sexuais com qualquer outra pessoa que lá esteja. 

A ideia desperta um grande interesse a uma antropóloga, que decide reunir uma equipa variada para a acompanhar numa expedição a essa ilha, com o objetivo de reunir informação e conhecer mais acerca dos costumes sexualmente liberais desta tribo.

À medida que a história vai progredindo, vemos que aquilo que inicialmente era visto pelos investigadores como inovador e interessante, começa a ser visto como uma deturpação da natureza, como algo contranatura e absolutamente indecente.

Pessoalmente, gostei bastante da forma como algumas das personagens "civilizadas" se vão transformando ao longo do tempo, acabando por se tornar mais selvagens do que aqueles que eles consideram como incivilizados. Na verdade, alguns dos investigadores têm valores bastante duvidosos e uma postura de superioridade em relação à tribo que habita As Três Sereias o que, na sua própria opinião, lhes dá o direito de se aproveitarem destes costumes.

O livro é tipicamente "Wallaciano", que ora escreve sobre teorias da conspiração que envolvem russos, ora escreve sobre sexualidade. Mas é sem dúvida uma excelente leitura, sobretudo na forma como expõe os podres dos ditos "civilizados".


Acho que poderás gostar de...

0 comments