Wayward Pines-Caos [#3] (2014) de Blake Crouch

by - julho 04, 2018

Blake Crouch
★★★★☆

Sinopse:
Passaram três semanas desde que Ethan Burke chegou a Wayward Pines.

Os residentes desta cidade não comandam as suas vidas: não escolhem com quem casar, onde viver e onde trabalhar. As crianças aprendem desde cedo que Deus é David Pilcher, o criador da cidade. Ninguém está autorizado a sair. E uma coisa tão simples como fazer perguntas pode significar a morte.

Mas Ethan descobriu o surpreendente segredo do que existe além da cerca electrificada que rodeia Wayward Pines. É um segredo que mantém toda a população sob o controlo absoluto de um louco e do seu exército de seguidores. Um segredo que está prestes a transpor os muros de Wayward Pines e ameaça acabar com o último e frágil reduto da humanidade.

O último volume da trilogia Wayward Pines vai mantê-lo preso até à última página. 


ALERTA DE SPOILERS
Se ainda não leste Wayward Pines-Paraíso nem Wayward Pines-Revolta sugiro que não leias esta crítica uma vez que contém uns quantos spoilers do primeiro e segundo livro e, nesta trilogia, quanto menos souberes antes de começares a ler, melhor.
Blake Crouch
Opinião: Eis-nos chegamos ao terceiro e último volume desta fantástica trilogia. 
Por um lado fico contente por serem só três livros, porque são absolutamente viciantes e eu tenho bastante dificuldade em ler com moderação. Quando um livro me agrada, sou bem capaz de passar uma folga inteira sentada na poltrona a ler, com apenas breves pausas para ir à casa de banho e comer uma tigela de noodles.
Por outro lado... queria mais. A minha reacção quando terminei o último livro foi um misto de indignação (porque aquilo não é forma de se acabar um livro) e de curiosidade (porque aquilo não é forma de se acabar um livro!).

O que é que sabemos até agora ?
Sabemos que cada residente de Wayward Pines esteve quimicamente suspenso durante 1800 anos.
Sabemos que, para David Pilcher, a preservação de Wayward Pines está acima de tudo.
Sabemos que, afinal, o grupo de Transviados não queria derrubar Wayward Pines. 

O segundo livro termina de uma forma que até nos deixa com calafrios:

«Na floresta, ouviu-se um grito.
A cerca de um quilómetro.
Outro grito em resposta.
Depois outro.
E outro.
O barulho alastrou-se e aumentou até o chão parecer tremer, como se todo o inferno estivesse a correr pela floresta.
Para a vedação morta.
Para o portão aberto.
Para Wayward Pines.
Durante dois segundos, Ethan ficou paralisado, com uma única pergunta na cabeça enquanto o pânico, o medo e o terror de apoderava dele.
Que. É. Que. Fizeste ?
E começou a correr.»
Wayward Pines
Blake Crouch

Tal como nos dois livros anteriores, parece-me que Blake Crouch foi uma vez mais bastante bem sucedido em ensombrar o leitor com a questão:

Como é que se vão safar desta ?


Como deves imaginar, tendo em conta a forma como o segundo livro acabou, o cenário não está propriamente agradável para nenhum dos moradores de Wayward Pines que, agora que a cidade está completamente pejada de abis, se vêem forçados a fugir e lutar pela própria vida. Mas, tendo em conta que todo o mundo está cheio de abis, quais serão as probabilidades dos citadinos serem bem sucedidos ?

E, se por um lado, temos este ritmo frenético da buscar pela sobrevivência, pelo outro temos a revelação de mais uns quantos segredos acerca da criação da Wayward Pines e dos seus habitantes, daquela forma tão característica nos livros de Blake Crouch, isto é, revelando um pouco de cada vez e mantendo o leitor da expectativa até ao fim.

Pessoalmente, gostei imenso desta trilogia e, como já referi, os três livros estão de tal forma tão bem conseguidos que se torna impossível pousá-los. Creio que li o segundo e o terceiro no mesmo dia (dou graças existir o olx, caso contrário não sei como é que financiava estas loucuras literárias) porque, acredita, assim que começas a ler, queres saber sempre o que vem a seguir.

Recomendo vivamente este livro a todos aqueles que gostam de histórias esquisitas, com uma grande dose de "Que raio é que se está a passar?!" porque, grande parte do tempo, é essa a sensação dominante.

O mesmo posso dizer em relação ao final.
Tanto tempo depois de ler o livro, continuo irritada quando penso na forma como acabou.

Sabes quando vais ver um filme ao cinema e há todo aquele drama e suspense mas, no fundo, já sabes como é que vai acabar porque quase todos os filmes acabam da mesma forma ? 

Excepto se for um filme do Darren Aronofsky. 
Se for esse o caso, provavelmente vais ficar com o estômago embrulhado uma semana.
Ou duas.

Basicamente, a maioria dos filmes, tem aquele típico final "e viveram felizes para sempre".
De certa forma, é aquilo que esperamos quando vemos um filme.
Reclamamos porque é previsível mas, se terminar de forma diferente, sei lá, parece que alguma coisa não bate certo.

Este livro é exactamente assim.
De repente: Tchan Tchan THE END!
E por um lado fiquei "UAU brilhante! Muito bem!".
Mas por outro ....



Mas, o melhor mesmo é leres o livro!
Como aconteceu nas críticas anteriores de Wayward Pines, não se pode revelar muito mais para evitar correr o risco de deixar escapar algum spoiler mas, uma coisa garanto, os livros desta trilogia estão sem dúvida entre os melhores livros que já li este ano.
Segue o blogue nas Redes Sociais!





Book Gift - www.wook.pt

Acho que poderás gostar de...

0 comments