A Semente do Diabo (1967) de Ira Levin

by - maio 10, 2019

rosemary's baby
★★★★☆

Sinopse:
Rosemary's Baby é um romance de terror escrito por Ira Levin. 
O livro conta a história de um casal que se muda para um novo apartamento e pretendem ter um filho. Porém, factos estranhos acontecem durante a gravidez.



Opinião:
Não estava nos meus planos reler este livro. Mas em Abril, depois de ter desistido de ler "O Periférico" (2014) de William Gibson, dei comigo sem nada para ler. Claro que isto do sem nada para ler é muito relativo, como sabem. Se procurarmos bem, temos sempre alguma algum livro perdido na estante à espera da sua vez, e eu tinha para aqui "O Filho de Rosemary" (1997), a sequela de "A Semente do Diabo" (1967). Assim, aproveitei e li os dois livros de seguida e já consegui andar entretida durante duas semanas.

"A Semente do Diabo", publicado pela primeira vez em 1967, é o segundo romance de Ira Levin, e também a sua obra mais conhecida, tendo-se tornado na história de terror de maior sucesso nos anos 60, e assim aberto caminho para outras obras do género, como "O Exorcista" (1971) de William Peter Blaty.

"A Semente do Diabo" conta-nos a história de um casal, Rosemary e Guy Woodhouse, que se mudam para um apartamento no Bramford, um edifício gótico que « constitui um bloco de andares de tectos altos apreciados pelas suas lareiras de estilo vitoriano ».


rosemary's baby
A Semente do Diabo | Realizador: Roman Polansky | 1968

Esta oportunidade surge, percebemos nós logo desde o primeiro instante, de uma forma bastante inesperada, pois sendo Bramford um edifício tão procurado, as listas de espera eram longas e tanto Rosemary como Guy
« tinham por fim perdido a esperança de se mudarem para lá »


Por essa razão, não estranhamos quando o casal decide invalidar o contrato de arrendamento que celebrara para uma outra casa, e assinar um novo para a casa dos seus sonhos. E será precisamente esta decisão, o catalisador de tudo o que sucederá daí para a frente.

Claro que, tal como sucede em muitas histórias de terror, vamos ter uma personagem - neste caso Hutch, um antigo vizinho de Rosemary que acabou por se tornar numa espécie de figura parental para ela - que alerta o casal para a má reputação do Bramford e para a sua associação com Adrian Marcato...


« - Adrian Marcato praticou a feitiçaria - disse ele.- Causou sensação na última década do século passado quando anunciou que conseguira conjurar Satã vivo. Exibiu uma mancheia de cabelos e algumas unhas afiadas e aparentemente acreditaram nele; pelo menos as pessoas suficientes para constituir uma multidão - que investiu sobre ele e quase o matou no átrio do Bramford. »


Pessoalmente, gosto muito destes arautos das grandes desgraças, seja em livros, ou em filmes. Eles bem que avisam, mas os tipos sobre quem depois se abatem as tragédias optam sempre por ignorar as advertências, e depois é o que se sabe...

É em Bramford que Rosemary e Guy vão estabelecer contacto com Minnie e Roman Castevet, uns vizinhos idosos e simpáticos mas que serão, no entanto, quem irá estender a armadilha para que Rosemary se torne no receptáculo da Semente do Diabo.


rosemary's baby
A Semente do Diabo | Realizador: Roman Polansky | 1968

Sendo o livro e a história tão conhecidos, acredito que  maioria de vocês sabe do que se trata, certo ? No entanto, se não conhecem a história, aviso que poderão surgir alguns spoilers daqui para a frente. 

Bom, a questão que se coloca, e que torna este livro tão interessante é: 

Será Rosemary fica realmente grávida de Satanás? 

Quem conhece a história, sabe que a resposta fica clara no final, mas durante toda a leitura, somos mantidos na mais completa escuridão e manipulados pelo autor, tão bem como Minnie e Roman manipulam Rosemary. A verdade é que, em momento algum, sabemos mais do que Rosemary acerca daquilo que se está a passar, o que acaba por fazer com que as desconfianças dela sejam as nossas. 

É através dela que vamos conhecendo as suas suspeitas mas, nunca podemos afirmar com convicção que essas suspeitas estão certas porque nunca estamos onde ela não está... Ora, isto acaba por criar momentos de grande tensão e dúvida no leitor, que acaba dividido entre a hipótese de que os vizinhos façam realmente parte de uma seita que convocou Satanás e que este tenha engravidado Rosemary ... ou ... a possibilidade bem mais verossímil, de que Rosemary esteja a atravessar algum período mais complicado da gravidez, e que isso tenha levado a que desenvolvesse pensamentos paranóicos e persecutórios. 

Mas será que esses pensamentos têm razão de ser ? 
Ou será que não ?

rosemary's baby
A Semente do Diabo | Realizador: Roman Polansky | 1968

À medida que a história vai avançando e o círculo em torno de Rosemary se vai fechando, a leitura vai adquirindo um ritmo fenomenal! No entanto, aqui o ritmo acelerado não é sinónimo de falta de cuidado com o detalhe e a verdade é que a leitura voa e em momento algum tive aquela sensação de que as coisas foram escritas "à pressa". Muito pelo contrário ... Tudo encaixa na perfeição! Resultado: acabei completamente embrenhada na leitura e com a mesma sensação de claustrofóbica inevitabilidade que Rosemary parece sentir. 

Para além de tudo isto, o facto das personagens estarem tão bem construídas, ajuda a que desenvolvamos os nossos próprios sentimentos por elas. Claro que, como vemos todo o desenrolar da acção através dos olhos de Rosemary, os nossos sentimentos mais não fazem do que espelhar os dela e, creio, é aí que reside a genialidade: leitor e personagem principal em simbiose.

Vejamos o caso do casal Castevet: por um lado, parecem andar a tramar alguma ... mas, por outro, parecem realmente inofensivos e até simpáticos. De certeza que alguém com más intenções não teria todos aqueles cuidados. Ou teria ?


rosemary's baby
A Semente do Diabo | Realizador: Roman Polansky | 1968

E já que falamos de personagens, não nos podemos esquecer, claro, da personagem principal: Rosemary. Por um lado, tirou-me completamente do sério por ser tão submissa, chegando por várias vezes a pôr o seu bem estar e segurança totalmente nas mãos de terceiros. Mas por outro lado, quando entra em "survival mode", torna-se numa verdadeira badass

Pessoalmente, gostei bastante de reler este livro e a realidade é que, mesmo já conhecendo o final, me manteve agarrada desde a primeira à última página. O principal ponto a favor, diria eu, é o facto de vivermos toda a história através dos olhos de Rosemary, o que faz que nos nos tornemos nela e experimentemos toda aquela sensação de impotência, paranóia e dúvida que marca grande parte da acção.

Por esse motivo, para quem gosta de literatura de terror, "A Semente do Diabo" é um daqueles livros que têm mesmo de ler ... e reler.


Segue o blogue nas redes sociais!
um blogue sobre livrosum blogue sobre livros


Book Gift - www.wook.pt

Acho que poderás gostar de...

0 comments