Uma Magia Mais Escura (2015) de V.E.Schwab

by - novembro 30, 2020

★★★★★

Sinopse: 

Kell é um dos últimos viajantes magos com uma capacidade rara e muito desejada de viajar entre universos paralelos ligados através de uma cidade mágica. Existe a Londres cinzenta, suja e aborrecida, desprovida de qualquer magia e regida por um rei louco: George III. Existe a Londres Vermelha, onde a vida e a magia são veneradas e onde Kell cresceu como Rhy Maresh, o herdeiro irreverente de um império próspero. Existe a Londres Branca, um lugar onde as pessoas lutam para controlar a magia a magia contra-ataca, consumindo a magia até aos ossos. Outrora, existiu a Londres Negra. Mas já ninguém fala.

Kell é o viajante de Londres Vermelha, embaixador do império Maresh, guardião da correspondência mensal entre as realezas de cada Londres. Não oficialmente, é contrabandista, fechando negócio com aqueles dispostos a pagar pelo mais pequeno vislumbre de um mundo que nunca verão. É uma atividade arriscada, cujas consequências perigosas Kell sofrerá em primeira mão. Fugitivo na Londres Cinzenta, conhece Delilah Bard, uma fora da lei com aspirações grandiosas. Primeiro rouba-o, depois, salva-o de um inimigo mortífero e, por fim, obriga-o a levá-la para outro mundo à procura de uma verdadeira aventura. Mas uma magia perigosa cresce e a traição está em todas as esquinas. Para salvar os múltiplos mundos, têm, antes de mais, de sobreviver.

Opinião: Já andava com esta trilogia debaixo de olho desde o ano passado, mas entretanto fui lendo outras coisas e ela lá foi ficando para segundo plano. Mas como quem espera sempre alcança, consegui comprar os dois primeiros volumes com mega promoção na Feira do Livro  2020 e só me arrependo de não ter deixado de ser forreta mais cedo porque os livros são verdadeiramente incríveis!

Neste primeiro volume a personagem central é Kell, um jovem mago do império Maresh, filho adotivo do rei e da rainha, e responsável pela troca de correspondência entre os soberanos das diferentes Londres. Embora na sua Londres Vermelha a magia seja venerada e corra nas veias de praticamente toda a gente, nem todos são tão poderoso como Kell. Ele é um Antari, e como ele só resta mais um.  E há uma coisa que só os Antari conseguem fazer: viajar entre mundos. Que tal isto para começar?

Pessoalmente gostei bastante da ideia e, de certa forma, fez-me lembrar do Jonathan Strange & Mr. Norrell, onde algumas das personagens também são transportadas para um mundo paralelo, embora nesse caso seja para dançarem horas a fio, em bailes que parecem não ter fim. 


Nestas viagens entre mundos há regras, e uma delas é que é estritamente proibido contrabandear seja o que for entre as diferentes Londres, pois aquilo que é inofensivo numa, pode ser uma arma perigosa noutra. Ainda assim, Kell não só mantém um lucrativo negócio de contrabando, como ainda uma vasta coleção de souvenirs provenientes de toda a parte. Ainda que de forma indireta, será este seu hobbie que fará com que o seu caminho de cruze com o de Delilah Bard, uma ladra bastante habilidosa que vive na Londres Cinzenta, a Londres desprovida de magia. E com ela somamos mais uma personagem fantástica ao elenco! Intrépida, destemida, excelente manejadora de facas e cujo meio de subsistência consiste em aliviar algumas pessoas das suas posses, preferencialmente sem que estas se apercebam. 

Mas, o que é que uma ladra e um mago da realeza têm em comum? Estranhamente, muito mais do que aquilo que parece à primeira vista e, mesmo apesar das taquicardias iniciais entre os dois, rapidamente percebemos que farão o par ideal para enfrentar o que quer que aí venha. Para além disto não podia faltar, claro, o vilão da história. E adivinhem? Está absolutamente incrível.

Portanto, se procuram uma história que envolve universos paralelos e muito bem construídos, personagens complexas e uma narrativa detalhada que abrange diferente pontos de vista, Uma Magia Mais Escura é o vosso livro!

E tu, já conheces esta trilogia ?

Acho que poderás gostar de...

0 comments