Órix e Crex (2003) de Margaret Atwood
Sinopse: Pode ser que os porcos não voem, mas estão completamente alterados. O mesmo se passa com os lobos e outros animais. Um homem - que em tempos se chamou Jimmy - vive numa árvore, embrulhado no seu lençol, e diz chamar-se Homem das Neves. A voz de Órix, a mulher que ele amava, provoca-o e persegue-o. E os Filhos de Crex são agora responsabilidade sua. Como é que o mundo inteiro se desmoronou tão depressa?
Com a sua habitual agudeza de espírito e o seu humor negro, Margaret Atwood apresenta-nos um mundo novo, habitado por personagens que não nos deixarão nem depois do último capítulo.
Opinião [contém spoilers]: Quem acompanha o blogue sabe que Margaret Atwood está entre as minhas escritoras favoritas. Aliás, basta irem ao índice de autores para verem que, dos seis livros que li, quatro deles têm ★★★★☆. Considerando que costumo ser esquisita com o que leio, este é um balanço bastante positivo.
Órix e Crex não me era totalmente desconhecido, sobretudo porque faz parte da trilogia distópica Maddadam, da qual já tinha lido O Ano do Dilúvio. Infelizmente, esteve esgotado durante imenso tempo, e não o consegui encontrar nem mesmo em segunda mão. Mas a Bertrand decidiu antecipar o Natal e, em Novembro, lançou uma nova edição que acabou por fazer as delícias dos bookstagrammers.
0 comments