Stardust (2006) de Neil Gaiman

by - novembro 29, 2021

Sinopse: Tristran achava Victoria Forester a rapariga mais bonita do mundo, e a sua paixão por ela não conhecia limites. Por isso, quando descobriu que afinal havia um caminho para o coração da sua amada sentiu-se radiante! Tudo o que tinha de fazer era apanhar aquela estrela… Mas a estrela de Tristran caiu no País Mágico, no país onde habitam dragões, grifos, basiliscos, hidras, unicórnios, gnomos, enfim, toda a sorte de criaturas extraordinárias e inimagináveis… Uma enorme parede de pedra separa a aldeia de Wall desse mundo fantástico, mas nada poderá demover Tristran, e é justamente quando dá o primeiro passo no País Mágico que tem início a sua fabulosa aventura!


Opinião: Já vi o filme mais vezes do que aquelas de que me recordo, mas só muito recentemente é que decidi ler o livro no qual se baseou. É um livro pequeno, que se lê perfeitamente numa tarde e tem aquele toque de magia ao qual Neil Gaiman nos habituou. 

Aquilo de que mais gosto na história é a ideia de existir um muro que separa Wall (no "nosso" mundo) de um país mágico. A ideia é simples, mas ao mesmo tempo é o suficiente para despertar a imaginação dos mais sonhadores. Muros em locais recônditos nunca mais foram o mesmo para mim e fico sempre a pensar: « e se...? ». Às tantas há mesmo um lugar mágico para lá daquele muro por onde passamos todos os dias mas, como estamos demasiado focados na realidade, nunca vamos ser capazes de ver o que está para lá dele. Quem sabe ?

A história em si não é especialmente profunda, nem as personagens estão particularmente desenvolvidas. Mas em contrapartida, Neil Gaiman transporta-nos ao longo de vários cenários, num mundo repleto de fantasia. Agora terei de ser honesta convosco, e podem queimar-me na fogueira se quiserem mas, entre um e outro, prefiro o filme. Eu sei...eu sei... é um sacrilégio dizer uma coisa destas e, se tivesse lido primeiro o livro, provavelmente ia apontar uma série de falhas no filme. Mas, fiz as coisas ao contrário, e acabei por sentir falta de algumas personagens e episódios que surgem no filme e não no livro. Também achei que as cenas no filme eram muito mais épicas e emocionantes mas, sendo Stardust um dos meus filmes preferidos, sou suspeita!

O que vos posso dizer é que, se preferem livros mais sérios e adultos, talvez Stardust não seja a opção mais indicada. Afinal de contas, o público alvo são leitores na faixa dos 8 - 9 anos de idade. Mas se estiverem com espírito de fazer uma viagem cheia de magia, vale a pena visitar o outro lado do muro.


Boas leituras! 

Acho que poderás gostar de...

0 comments