The Grand Dark (2019) de Richard Kadrey
Sinopse: The Grand Dark é uma história subversiva que nos mergulha num mundo onde os extremos de desolação e beleza coexistem em perigosa harmonia numa cidade à beira da civilização e do caos.
A Grande Guerra acabou. A cidade de Lower Proszawa celebra a paz com uma decadência e um espírito despreocupado tão intenso quanto o terrível desespero da guerra.Mas esse hedonismo recém-descoberto - drogas, sexo e festas intermináveis - desvia a atenção das estranhas realidades da vida quotidiana: autómatos inteligentes ocupam postos de trabalho, criaturas geneticamente modificadas que servem como animais de estimação e bestas de guerra, um teatro onde assassinatos horríveis acontecem duas vezes por dia. E uma nova praga que nem a euforia incessante consegue mascarar.
Ao contrário de outros que vivem estritamente para se divertir, Largo é um viciado com ambições. Mensageiro de bicicleta que cresceu nas favelas, conhece intimamente as ruas da cidade e os seus segredos. A sua vida parece definida: tem uma linda namorada, drogas, a oportunidade de uma promoção - e talvez, de uma transformação completa: um contato entre a elite que o colocará no caminho para sair das ruas.
Mas os sonhos podem ser uma coisa perigosa numa cidade cujo humor se está a tornar sombrio e introspectivo. Outros têm uma visão de vida muito diferente da de Largo e usarão todos os métodos para garantir o controlo. E por trás de tudo, além da frivolidade e do caos, sempre paira a ameaça de uma nova guerra.
Opinião: Descobri este livro no jornal da noite, quando o Nuno Rogeiro falou acerca dele. Como gosto bastante de distopias, pu-lo na minha lista de leituras. Uma coisa levou a outra, e acabei por descobrir que este autor tinha uma outra coleção, Sandman Slim, que achei qualquer coisa de outro mundo!
Gostei tanto do Sandman Slim que estava longe de imaginar que o The Grand Dark pudesse ser tão diferente e detestável. Ao fim de quase um mês ainda não tinha conseguido chegar ao fim, e optei por desistir. Não vale a pena estar a ler por obrigação quando tenho tantos livros, potencialmente mais interessantes, por onde escolher.
A história é extremanente parada, as personagens desinteressantes e as constantes alusões a droga e sexo acabam por ser um bocado too much e não acrescentar nada de novo ao desenvolvimento da história.
A personagem central é um tipo que é bike courier acabado de ser promovido. Significa isto que passa a ter direito a mais tempo de hora de almoço e a fazer entregas em zonas onde antes não ia e onde recebe umas gorgetas generosas. Quando não está a fazer entregas, está a consumir droga, ou a assistir a espetáculos onde namorada participa, e depois consomem os dois drogas. Basicamente é isto.
Um dia a namorada desaparece e ele decide ir à procura dela.
« Finalmente alguma ação », pensei eu. Não, nem por isso.
Achei um livro sem estrutura, desinteressante, onde as coisas parecem não levar a lado nenhum. Não li até ao fim e, para ser franca, não tenho curiosidade de ler o resto.
Boas Leituras!
0 comments