We Had to Remove This Post (2022) de Hanna Bervoets

by - setembro 26, 2022

 


Sinopse: Um romance sobre um grupo de jovens colegas que trabalham como moderadores de conteúdos de meios de comunicaçao - revisores de vídeos violentos ou ilegais para uma megacorporação sem nome - que se convencem que estão no controlo... até que a violência os atinge.


Opinião: Repitam comigo...


« Não sucumbirás aos hypes do Instagram »
« Não sucumbrirás aos hypes do Instagram »
« Não sucumbrirás aos hypes do Instagram »


Francamente, não percebo porque é que anda toda a gente doida com este livro! Ah e tal que o livro é super macabro e tem « todos os trigger warnings ». Quase todos, meus caros... Quase todos... Faltava lá o de sonolência e aborrecimento. 



A história é sobre um grupo de indivíduos que trabalham como moderadores de conteúdo para uma grande corporação. O trabalho consiste, em linhas gerais, em passarem horas seguidas a ver os vídeos que são submetidos pelos utilizadores, e determinaram se estão ou não de acordo com as regras da plataforma. Caso verifiquem que alguma das regras foi violada: removem o vídeo.

É um trabalho incrivelmente nem pago, mas também extenuante. Imaginem o que é terem de passar horas, fechados numa sala, a ver as cenas mais macabras que o pessoal põe na net... Desde uma míuda a mutilar-se, a um puto a brincar com gatos mortos (lembram-se deste vídeo?).

A pressão é tal que aquilo acaba por se tornar numa bandalheira total: pessoal que bebe no local de trabalho, que fuma erva nos intervalos, e que fornica na sala da amamentação. Tudo porque, a certo ponto, começam a perder o contato com a realidade. 

Francamente, não me pareceu muito diferente do que acontece num ambiente típico de call center, sobretudo se trabalharem em horários esquisitos, forem mal pagos e tiverem folgas rotativas.

We Had to Remove This Post foi um daqueles livros que não me prendeu a atenção em nenhum momento: não gostei das personagens, não gostei da história e, quando cheguei ao fim, fiquei na dúvida sobre se me estariam a faltar páginas. Mas não, eram só mesmo aquelas 75...

Boas Leituras!

Acho que poderás gostar de...

0 comments