O Milagre (1984) de Irving Wallace
Sinopse: O Milagre, na sequência de O Todo Poderoso e de A Segunda Dama, é a sua última produção, concebida no corrente ano e com ela confirma o extraordinário poder criador de um autor que, após uma vida constante de aventura, se tornou verdadeiro analista das tramas belo-políticas internacionais que frequentemente desvenda através dos mais aliciantes temas romantizados.
Opinião: Continuo com o projeto Irving Wallace e não sei o que será da minha vida depois. Mas enquanto conseguir continuar a encontrar livros escritos por ele, estou descansada.
O Milagre foi significativamete mais soft do que os anteriores. Não achei que houvesse tanto degredo (o que não significa que não tenha havido algum), mas as personagens de caráter duvidoso não faltaram.
A história começa com o anúncio de uma suposta reaparição da Imaculada, que terá lugar numa determinada semana, em dia incerto. Uma coisa é garantida:ela irá realizar um milagre e curar um dos peregrinos que vá à gruta rezar.
Quando isto é publicado nos jornais, milhares de peregrinos decidem rumar para Lourdes, para ver se lhes sai o milagre na rifa. Entre eles temos:
- uma jornalista determinada a desmascarar aquilo que considera ser uma fraude
- uma atriz que sofreu uma doença que a cegou
- um tipo com um sarcoma gravíssimo e que recusa a operação porque acredita que vai ser curado milagrosamente
- a esposa do tipo com o sarcoma, que o tenta convencer que recusar a operação é o mesmo que assinar uma sentença de morte
- um fulano ligado ao governo russo que vai para lá à procura de uma cura, mas vai disfarçado para não ser descoberto
- uma mulher prestes a ser considerada como "miraculada" depois de, no passado, o seu cancro ter desaparecido apos um banho na gruta das aparições
As histórias das diferentes personagens cruzam-se, e em certos momentos partilham até objetivos. O leitor, esse, está sempre num limbo, sem saber em que há-de acreditar: haverá realmente algum milagre? Quando tudo parece dizer que estamos perante uma farsa, lá aparece algum detalhe que mostra que os milagres existem para, logo a seguir, voltar a provar que é tudo uma grande mentira.
Pessoalmente adorei o enredo e a forma como as histórias e as motivações das diferentes personagens foram exploradas, ao mesmo tempo que, quase que em pano de fundo, temos a investigação acerca da autenticidade dos milagres.
Boas Leituras!
0 comments