A Caixa (2008) de Richard Matheson

by - agosto 10, 2018

Richard Matheson

Sinopse:
E se lhe dissessem que podia ganhar uma imensa fortuna bastando para isso carregar no botão de uma caixa ?
Mas ao pressionar esse botão estaria a causar a morte a outro ser humano algures no mundo... alguém que não conhece.
Carregaria na mesma no botão ?
A Caixa é um conto arrepiante sobre tentação e ganância, mas outros contos igualmente inesquecíveis fazem parte desta colectânea de um dos grandes mestres do terror e suspense, o aclamado autor de Eu Sou a Lenda.
Os enredos originais e os retratos convincentes de pessoas vulgares enredadas por forças para além do seu controlo, demonstram a razão por que Stephen King considera Richard Matheson a sua maior influência.


Opinião:
Não sou uma pessoa de contos.
Nunca fui.
Cá por casa, já foram várias as tentativas para me convencer a ler os contos de H.P. Lovecraft sob os argumentos de "tenho a certeza de que vais gostar" e "isto lê-se num instantinho" mas, não sei porquê, é um género literário de que não gosto. 

E o que é A Caixa ?
Uma série de contos.

Vá-se lá saber como, eu, que tenho sempre o hábito de pesquisar alguma informação sobre os livros antes de os comprar e que raramente compro livros por impulso, só me apercebi que se tratava de uma colectânea de contos quando o comecei a ler porque, até então, tinha a ideia que o livro era a história sobre a tal caixa com um botão que, quando pressionado, matava alguém algures no mundo mas que, ao mesmo tempo, o detentor da caixa recebia os tais 50.000 dólares.

E, proeza das proezas, consegui não perceber que era uma colectânea de contos apesar de estar escrito na contracapa « outros contos igualmente inesquecíveis fazem parte desta colectânea ».

Depois do choque inicial e do "eishhh isto são contos!" achei que, já que tinha comprado o livro, mais valia lê-lo, nem que fosse só para alargar horizontes e sair da zona de conforto. 

A Caixa é composta por 12 contos:
1. A Caixa 
2. Pesadelo a 20.000 Metros de Altitude
3. Dança dos Mortos
4. Filho de Sangue
5. Grilos
6. O Homem dos Feriados
7. A Atractividade de Julie
8. Fúria Íntima
9. A Casa da Slaughter
10. O Vestido Branco de Seda
11. Primeiro Aniversário
12. Na Guerra com as Bruxas


Uma vez que são todos tão diferentes entre si, parece-me que o que faz mais sentido é uma pequena review de cada um deles, por isso, aqui vai.


A Caixa 
Título Original: "Button Button"  
🎧 Audiobook em inglês
📖 Ler online (português do Brasil)
Classificação: ★★★☆☆


The BoxThe BoxA Quinta Dimensão

« 'Quando se carrega no botão', esclareceu o Senhor Steward, 'algures no mundo morre alguém que o detentor da caixa não conhece. Em contrapartida, cada vez que se carrega no botão, aquele que possui a caixa recebe de imediato a quantia de 50.000 dólares.' »
A Caixa
Richard Matheson

Publicado pela em 1970, na revista Playboy, este conto teve já uma série de adaptações, apesar de todas elas terem aspectos em que diferem do conto original. Pessoalmente, nunca vi nenhum dos filmes mas, tive oportunidade de ver o episódio Button Button que faz parte da primeira temporada da série Twilight Zone e que foi exibido pela primeira vez em Março de 1986 e achei péssimo. Principalmente pela representação. 

Quando ao conto em si, a premissa é bastante interessante e leva-nos a pensar se nós pressionaríamos o botão. E, tal como alguns dos contos de Richard Matheson, tem aquele particularidade de nos deixar a pensar nele, mesmo depois de o termos lido há algum tempo. Outro aspecto bastante positivo é que, se houver capacidade de se colocar os julgamentos morais de parte, torna-se bastante interessante discutir este cenário hipotético com outras pessoas e perceber o motivo pelo qual uns carregariam no botão e outros não.

E vocês, carregariam no botão ?


Pesadelo a 20.000 Metro de Altitude
Título Original: Nightmare at 20.000 Feet  
🎧 Audiobook em inglês
📖 Ler online (português do Brasil)
Classificação: ★★★☆☆


Quinta Dimensão - O Filme

« Wilson virou a cabeça e olhou pela janela. Fitou a silhueta enegrecida da asa do avião, em contraste com a luz que provinha das turbinas e das luzinhas que piscavam ao longo da fuselagem. Ele vira um homem! Não estava louco. Como podia continuar consciente do que o rodeava, funcional, e ainda assim sofrer aquele género de delírios? Era assim que se perdia o juízo? »
A Caixa
Richard Matheson

Publicado pela primeira vez em 1961 em Alone By Night, uma colectânea de onze contos de terror, também este Pesadelo a 20.000 Metro de Altitude se viria a tornar um dos episódios mais conhecidos da série Twilight Zone, celebrizado com a frase "There's a man on the wing!". O conto conheceu duas adaptações, uma em 1963 (season 5, episódio 2) e outra, vinte anos depois, em Twilight Zone - The Movie. Pessoalmente, gostei mais do remake, apesar de reconhecer que a personagem principal da versão de 1983 está mais fiel ao livro.

Quando ao conto em si, achei que é daqueles que deixam muitas opções em aberto e permitem ao leitor dar largar à sua imaginação. Wilson é um indivíduo que, durante uma viagem de avião, vê alguém na asa que parece querer destruir a fuselagem. Estranhamente, esse homem desaparece sempre que alguém espreita pela janela... Será que existe realmente alguma coisa lá fora ou será tudo na imaginação de Wilson ? Realidade ou delírio ? Fica ao critério do leitor tirar as suas conclusões e, pessoalmente, gosto bastante quando as coisas ficam em aberto. Aqui por casa é-me dito que penso demasiado em finais alternativos e em pormenores ocultos na história e que, às vezes, a história é apenas aqui que é. Mas, para quem gosta de dar largas à imaginação, este Pesadelo a 20.000 Metro de Altitude é uma boa oportunidade de o fazer ?

E vocês, acham que é realidade ou delírio ?


Dança dos Mortos
Título Original: Dance of the Dead 
📖 Ler online (inglês)
Classificação: 


Star Science Fiction Dança dos Mortos

« APC (Anomalia Paroxista do Corpo): Esta invulgar anormalidade física foi descoberta durante a Terceira Grande Guerra quando, no seguimento dos ataques de vírus artificiais, muitos soldados falecidos foram encontrados ainda de pé, caminhando com movimentos inseguros e espasmódicos que, mais tarde, ficaram conhecidos na gíria popular como "dança do coxos". »
A Caixa
Richard Matheson


Publicado em 1955, na revista STAR science fiction stories n.º 3, a Dança dos Mortos foi já adaptada para televisão, sendo o primeiro episódio da terceira temporada da série Masters of Horror, do qual apenas vi o trailler mas que me parecer ter captado o ambiente do livro.

Quanto ao conto em si, a acção decorre num futuro pós apocalíptico e acompanha um grupo de jovens delinquentes na sua viagem rumo a Saint Louis para assistir à famosa « Dança dos Coxos », um espectáculo que « não deve ser visto pelos mais sensíveis ou por aqueles que sofrem do coração ». 

Achei interessante o facto de, dentro desse grupo, existir uma jovem, Peggy, a quem os outros chamam de « caloura » que, de certa forma se mantém à margem e por várias vezes se recorda dos conselhos da mãe, que a aconselhava a evitar « coisas terríveis » que andam à solta. De certa forma, acho que esta personagem acaba por traduzir o desejo de libertação, mesmo sabendo que isso acarreta alguns riscos.

Ainda assim, não gostei especialmente deste conto. O ambiente está muito bem conseguido, é certo, e o leitor fica com a perfeita noção que a acção se passa num mundo muito diferente daquele que conhecemos. Mas, não achei que o conteúdo do conto fosse particularmente interessante e pareceu-me mais a descrição de um cenário onde decorre uma outra acção.


Filho de Sangue
Título Original: Blood Son
📖 Ler online (português)
Classificação: ★★☆☆


Filho de Sangue


« Depois desse episódio, toda a gente passou a vigiar Jules com mão-de-ferro. Evitavam falar com ele. Os pais tiravam os filhos dos passeios quando o viam aproximar-se e toda a gente começou a inventar histórias sobre ele. »
A Caixa
Richard Matheson


Este conto, publicado em 1951, fala sobre um rapaz que, depois de encontrar o livro Drácula se torna obcecado com vampirismo e com o desejo de se tornar, ele mesmo, num vampiro. 

À semelhança do que acontece no Pesadelo a 20.000 Metro de Altitude, também neste Filho de Sangue o autor deixa o final em aberto uma vez que são possíveis várias interpretações. Claro que, sendo um conto, tudo acontece muito depressa e a história não é propriamente aprofundada mas, dá para ficar com uma ideia geral do que se passa. 

E na vossa opinião, terá ele conseguido tornar-se vampiro, ou não ?


Grilos
Título Original: Crickets
📖 Ler online (inglês)
Classificação: ★★☆☆


« 'Escutem', disse. 'Quando eles se põem a esfregar as asas, não estão apenas a fazer barulho. Estão a enviar mensagens!»
A Caixa
Richard Matheson


Publicado pela primeira vez em 1960, este conto fala-nos de um indivíduo que conseguiu decifrar o padrão dos sons dos grilos que « é parecido com o código Morse, mas é diferente claro ». 
E o que é que dizem os grilos ? 
Nomes. « São os nomes dos mortos ».
O problema é que agora ele sabe que eles sabem que ele decifrou o código ...

Tal como acontece no Pesadelo a 20.000 Metro de Altitude, também aqui o autor consegue lançar a semente da descrença e criar a ideia de que, provavelmente, o protagonista é louco ou está a sofrer de graves delírios. O final fica em aberto e sujeito à interpretação que lhe queiramos dar e onde a imaginação é o limite.

E na vossa opinião ? Loucura ou realidade ?


O Homem dos Feriados
Título Original: The Holiday Men
Classificação: ☆☆

« 'Quatrocentos e oitenta e seis, hã?, disse o chefe. 'Tens a certeza?'
'Absoluta', respondeu David com calma. 'Contei-os um a um.' Não referiu que o Coulter e a família estavam entre eles.
'Muito bem', disse o chefe. 'Vamos ver... Quatrocentos e cinquenta e dois em acidentes rodoviários, dezoito por afogamento, sete por golpe de calor, três por acidente com fogos de artifício e seis por causas improváveis'.»
A Caixa
Richard Matheson

Publicado em 1957, O Homem dos Feriados tem como personagem central David, um indivíduo que não gosta do seu trabalho mas que tem de o fazer porque, tal como a esposa o relembra « Porque eles precisam de ti. Porque te pagam bem e porque tu não sabes fazer mais nada ». 

Honestamente, eu não percebi nada deste conto. Não faço ideia sobre o que é que o David faz, nem quem são eles que « sabiam que ele tentava sempre abandoná-los, mas que nunca conseguia ». Já li e reli o conto e continuo sem perceber ... Imagino que alguns dos leitores tenham conseguido perceber a ideia por detrás da história, ou feito a sua própria interpretação mas, para mim, nada fez sentido.

E vocês, o que acharam deste conto ?
Quem é o David e o que é que ele faz ?


A Atractividade de Julie
Título Original: The Likeness of Julie
Classificação: 


« Era uma ideia louca, sabia-o, mas não era capaz de pensar noutra coisa. Por mais que tentasse ignorá-la, ela voltava com mais força. Iria convidar Julie para ir com ele ao drive-in ver um filme. Então, drogar-lhe-ia a Coca-Cola e levá-la-ia para o Hiway Motel. Para garantir que ela não faria queixa dele, pensou em tirar-lhe umas fotografias e ameaçar enviá-las aos pais. »
A Caixa
Richard Matheson


Publicado em 1962, A Atractividade de Julie foi adaptado para televisão e, juntamente com dois outros contos, deram origem à Trilogia dos Horrores, exibida pela primeira vez a 4 de Março de 1975.

A Atractividade de Julie conta-nos a história de um Eddy Foster que « nunca tinha reparado naquela rapariga que frequentava a aula de Inglês, até àquele dia » mas que, depois de o fazer, decide que « Ela tem de ser minha ». Esta súbita atracção causa alguma estranheza, até mesmo em Eddy porque « para começar, ela não era boa », « depois, não era gira » e «para terminar, tinha uma voz irritante e aguda ». Ainda assim, ele sente este impulso incontrolável de a possuir e, está disposto a tudo para tal.

O conto é narrado do ponto de vista de Eddy e o leitor assiste, impotente, aos planos deste para possuir Julie, « uma rapariga com cara de menina e com medo de mostrar o corpo amadurecido ». Mas no final, deparamo-nos uma reviravolta inesperada e um final ... retorcido.

E vocês, o que acharam deste conto ?


Daqui em diante, nada mais posso dizer acerca deste livro porque não li os restantes contos. Sim, eu sei que é feio deixar livros a meio mas, decididamente, os contos não são mesmo o meu género e detesto ler livros "por obrigação" ou só para dizer que os li. De qualquer modo, não posso dizer que o livro é mau, só porque não me agradou, visto que, na verdade, até gostei de alguns dos contos. Por isso, se gostam de contos, e a julgar por outras opiniões que li na Internet, A Caixa reúne alguns dos melhores contos de Richard Matheson e será certamente um livro que vai agradar a muitos. Pessoalmente, continuo a preferir Eu Sou a Lenda.

Poderão também gostar de: 
📖 Eu Sou a Lenda


Acho que poderás gostar de...

0 comments