From Below (2022) de Darcy Coates

by - abril 14, 2023

Sinopse: Sem luz. Sem ar. Nenhuma escapatória.

Centenas de metros abaixo da superfície do oceano, um cemitério espera...

Anos atrás, o SS Arcadia desapareceu sem deixar vestígios durante uma viagem de rotina. Embora uma mensagem de emergência estranha tenha sido transmitida, nem o navio nem qualquer um de seus tripulantes foram encontrados. Sessenta anos depois, o seu naufrágio foi finalmente descoberto a mais de trezentas milhas de seu curso pretendido... um cemitério silencioso nas profundezas do oceano, esperando ansiosamente pelo primeiro sinal de vida.

Cove e sua equipa de mergulho receberam permissão para explorar o casco enferrujado do Arcadia. O seu objetivo é direto: examinar os destroços, filmar tudo e, se possível, descobrir como e por que o navio supostamente inafundável desapareceu.

Mas a Arcádia ainda não se encheu de morte, e algo escuro e faminto observa lá de baixo. Com oxiénio limitado e a morte a aproximar-se lentamente ao redor deles, Cove e sua equipa terão que lutar para se livrar do horror indescritível agora desesperado por reivindicá-los.

Porque uma vez presos sob as ondas do oceano, não há como voltar atrás. 



Opinião [contém spoilers]: Darcy Darcy ... queres matar-me do coração, não é mulher ? E já agora, arruinar-me financeiramente, porque depois de ter lido o The Carrow Haunt e agora este From Below, vou ter de ler os teus outros livros todos. Sacrifícios que um leitor faz...

From Below é, até ao momento, o meu livro de terror favorito de 2023. Confesso que não gosto especialmente de águas profundas e a ideia de não saber o que está lá em baixo aterroriza-me completamente. Por isso, este livro esteve mesmo au point porque é precisamente sobre um grupo que decide mergulhar para filmar os destroços do Arcadia, um navio que naufragou há anos atrás, em circunstâncias muito misteriosas, levando consigo todos os seus passageiros.

Para mim, todo o conceito de mergulhar já é mau o suficiente. Então se juntarmos a isso a exploração dos destroços de um navio... Bom, digamos que apenas isso já seria terror suficiente para mim. 

Mas claro que não é isso...



O Arcadia desapareceu há vários anos sem deixar rasto e, com ele, toda a sua tripulação.

Agora que encontraram o navio, a várias centenas de metros de profundidade, o mistério poderá ser finalmente desvendado. Mas, a que custo ?

Digo-vos apenas isto: in-crí-vel!!!!

Foi dos livros mais tensos que li ultimamente e fiquei agarrada à história logo desde a primeira página.

Vamos acompanhar duas linhas temporais diferentes: o passado, nos dias que antecedem o naufrágio, e o presente, mais precisamente os mergulhos que são realizados para explorar o navio.

Achei esta combinação genial porque há coisas com que nos vamos deparando durante os mergulhos que são mais ou menos explicadas quando voltamos ao passado, ainda que essa explicação deixe sempre bastantes espaços em branco e só mesmo no final é que teremos a noção da real dimensão de tudo o que se está a passar.

O facti de grande parte da ação decorrer debaixo de água também confere uma tensão adicional porque... bom, porque estamos debaixo de água, há muita coisa que pode correr mal, e estamos totalmente dependentes de quipamento para iluminar e respirar. Equipamento esse que pode falhar a qualquer momento.

Por outro lado, quando estamos nos dias que antecedem o naufrágio, também sentimos que estamos numa espécie de contagem decrescente, principalmente porque já sabemos qual será o desfecho, e estamos só à espera para descobrir como e porque é que se chegou àquele ponto.

Já tinha lido um outro livro desta autora, The Carrow Haunt, do qual também gostei. Este From Below não ficou nada atrás e foi realmente assustador! Para quem procure alguma tensão, e verdadeiros momentos de suster a respiração, esta é sem dúvida uma opção a considerar!


Boas Leituras!

Acho que poderás gostar de...

0 comments