Awakened (2018) de James S. Murray , Darren Wearmouth
Sinopse: Depois de anos de espera, a mais nova linha de metro de Nova York está finalmente pronta - um metro expresso que liga a cidade com as comunidades florescentes do outro lado do rio Hudson. A joia brilhante desta linha de última geração é um pavilhão de visitantes de tirar o fôlego. Grandes dignitários, incluindo o Mayor da cidade de Nova York e o presidente dos Estados Unidos, estão presentes para a inauguração, quando o primeiro metro pára lentamente. Sob as luzes brilhantes do teto da estação, os vagões prateados brilham. Mas à medida que a carruagem se aproxima, uma cena muito diferente torna-se visível. Todas as carruagens estão vazias e os interiores encharcados de sangue. À medida que o caos se instala, todos os que estão no pavilhão lutam para sair. Mas o horror está apenas a começar. Altos níveis de metano mortal enchem os túneis. A estrutura começa a inundar. Para aqueles que não se afogam, engasgam ou provocam uma explosão, outro perigo aterrorizante os aguarda – a coisa que matou todas aquelas pessoas no metro. Há algo a viver sob a cidade de Nova York e não está feliz por ter sido acordado.
Opinião: Há aqueles livros em que temos de ler mais de metade até começar a acontecer alguma coisa. E há o Awakened.
Ainda o primeiro capítulo não tinha terminado, e já eu tinha percebido que se o resto do livro fosse como aquelas primeiras páginas, então ia ser uma leitura bastante intensa. E realmente foi! Este livro grita "adaptação" por todos os lados e estou a pensar iniciar um clube de fãs para irmos bater à porta das pessoas e perguntar se já ouviram falar desta trilogia. Uma espécie de testemunhas de jeová mas em versão literária.
Porque uma coisa é certa: este livro merece tornar-se numa trilogia de culto! Acho é curioso que o manuscrito foi devolvido várias vezes, por diferentes editoras, e só quando o escritor se tornou conhecido através do Impractical Jokers, é que finalmente conseguiu avançar com este projeto literário.
James Murray conta que a ideia para a história surgiu durante as suas viagens de metro durante a madrugada. Muitas vezes era o único passageiro, e não era incomum haverem falhas na ligação, o que fazia com que o metro simplesmente deixasse de funcionar, e ficasse parado nos túneis, completamente mergulhado na escuridão. O conceito lá foi amadurecendo, e catorze anos depois o autor começou a escrever uma short story - que depois se viria a tornar num dos capítulos de Awakened - que acabou por evoluir para esta obra prima do terror e ficção científica.
A história passa-se naquele que é um dos meus cenários favoritos: o metro. Desde que li o Metro 2033 fiquei fã do ambiente subterrâneo e tornei-me naquela passageira que vai a viagem toda com o narriz esborrachado contra o vidro, a ver os túneis e a imaginar vários cenários.
Awakened começa com grande pompa e circunstância que é a inauguração de uma obra megalómana: uma linha de metro, construída por baixo do Rio Hudson. A carruagem, cheia de convidados e jornalistas irá partir do ponto A, e fazer o percurso até ao ponto B, onde o Mayor de Nova Iorque, o Presidente e outros tantos aguardam ansiosamente pela sua chegada.
Mas o tempo vai passando, e carruagem nem vê-la e as comunicações parecem estar em baixo. Um atraso? Uma avaria? Bom, à partida não será nada que não se consiga resolver. Pelo menos assim acreditavam até que...
A carruagem chega sem um único passageiro.
O interior está completamente destruído e cheio de sangue.
O exterior igualmente danificado, com rasgões por toda a parte.
Não irá demorar muito até todos começarem a perceber que algo de muito bizarro se passou, sobretudo quando começam a ouvir gritos inumanos vindo das profundezas do túnel. E daí em diante torna-se tudo batshit crazy!
Os que estão na plataforma, estão encurralados. Os que estavam no metro, não se sabe bem o que é feito deles. E quem está no exterior, não faz ideia do que se está a passar e ignora por completo os riscos de avançarem pelos túneis.
O leitor, por sua vez, sabe bem o que se passa em todos os cenários, e nenhum deles parece prever um final feliz. Pessoalmente, e como já devem ter percebido pela introdução a esta review, adorei o livro! Francamente que há muito tempo que não ficava tão entusiasmada durante uma leitura. Tem cenas sangrentas bem explícitas, situações de suster a respiração, cenários macabros, alguma carnificina e um terror que vai crescento à medida que se avança na leitura.
As personagens são incríveis, as teorias da conspiração tornam tudo ainda mais interessante e a fonte do terror... bom... digamos que não gostaria de me cruzar com uma coisa daquelas num túnel escuro. Dito isto, se procuram uma leitura fast paced, que foge um pouco ao mainstream, e que fará a adrenalina subir, Awakened é uma excelente aposta!
Boas Leituras!
0 comments