The Amityville Horror (1977) de Jay Anson
Sinopse: 28 dias de terror numa casa possuída por espíritos malignos
Em dezembro de 1975, a família Lutz mudou-se para a casa dos seus sonhos, a mesma casa onde Ronald DeFeo tinha assassinado os seus pais, irmãos e irmãs apenas um ano antes.
Os fenómenos psíquicos que se seguiram criaram a experiência mais aterradora com que a família Lutz alguma vez se tinha deparado, obrigando-os a abandonar a casa em 28 dias, convencidos de que estava possuída por espíritos malignos.
A sua história fantástica, nunca antes revelada em pormenor, é um livro inesquecível com todos os choques e suspense de O Exorcista, O Presságio ou O Bebé de Rosemary, mas com uma diferença vital... a história é verdadeira.
Opinião: Vamos começar por contextualizar este livro, e deixo depois ao vosso critério decidirem se estamos perante uma das maiores fraudes de todos os tempos, ou não.
Em 1974, aquela que se viria a tornar uma das mais célebres casas da Ocean Avenue, foi palco de um verdadeiro massacre. Seis membros da família DeFeo foram mortos em casa, com uma espingarda Marlin 336c de calibre 0.35. Entre as vítimas estavam Ronald (43 anos) e Louise (42 anos), e os quatro filhos do casal: Dawn (18 anos), Alison (13 anos), Marc (12 anos) e John (9 anos). Todos foram mortos enquanto dormiam, e o filho mais velho, Ronald DeFeo Jr. (ou "Butch", como gostava de ser tratado) com então 23 anos, acusado das mortes e condenado, em 21 de Novembro de 1975, a seis penas consecutivas de 25 anos.
A família DeFeo (John, Alison, Marc, Dawn e Ronald) |
Cerca de um ano após a condenação de Ronald DeFeo, a casa foi vendida a George e Kathleen Lutz que se mudaram para lá com os seus três filhos. Ao fim de 28 dias abandonaram a casa deixando tudo para trás. O motivo? Estavam a ser vítimas de forças demoníacas que, acreditavam ser a causa de uma série de eventos sobrenaturais como odores estranhos pela casa, o aparecimento de uma substância gelatinosa nos tapetes, o aparecimento de um rosto demoníaco com olhos vermelhos... Essencialmente, tudo aquilo que já conhecemos dos filmes.
A família Lutz |
Em 1971 foi publicado O Exorcista que vendeu qualquer coisa como 13 milhões de cópias. Dois anos depois, em 1973, o livro foi adaptado para o cinema e, mais uma vez, um sucesso. Podemos então concluir que nessa altura o tema da possessão demoníaca estava bastante na moda, ou pelo menos na mente de muita gente.
Em 1974, apenas um ano depois da estreia do filme O Exorcista, Butch DeFeo mata toda a família com a caçadeira. Durante o julgamento, o seu advogado, William Weber, tentou alegar insanidade e o próprio DeFeo disse ter ouvido vozes e que, na noite do massacre, estava a ser controlado por algum tipo de força exterior. Em 1975 DeFeo é condenado e a casa vendida aos Lutz que contam uma série de histórias de assombrações... Coincidência?
O Exorcista (1973) |
0 comments