Glossário - The Strain:Night Eternal [COMIC] de David Lapham
Sinopse: Dois anos passaram desde que o plano do Mestre foi bem sucedido e um quase-apocalipse sobriu o mundo de escuridão. Agora livre para vaguear livremente, a legião de vampiros do Mestre domina o mundo, num estado policial horripilante onde os humanos são usados como fonte de alimento. À medida que a humanidade desespera, o Dr.Ephraim Goodweather e uma equipa improvável de heróis continua a sua luta contra a extinção, esperando desbloquear o segredo para a morte do Mestre [Fonte: The Strain-Book Three | Dark Horse Website]
Como sabem, em Maio comecei a ler A Estirpe, composta por #1 A Estirpe, #2 O Ocaso e #3 A Noite Eterna.
Durante a leitura, descobri que havia também uma adaptação para BD mas, como leiga que sou nessa matéria, tive alguma dificuldade em perceber a ordem de leitura dos livros, e a diferença entre issues, HC e TPB.
Depois de alguma pesquisa - acredito que, para quem está mais familiarizado com o género, seja um processo mais intuitivo - consegui perceber afinal o paralelo entre os livros e a BD, a diferença entre os diferentes livros e a ordem de leitura.
Comecemos por clarificar que cada livro da trilogia deu origem a um conjunto de livros em BD, nomeadamente :
#1 A Estirpe » The Strain
#2 O Ocaso » The Strain-The Fall
#3 A Noite Eterna » The Strain-Night Eternal
Vamos então ver em que consistem os issue, TPB e HC deste terceiro volume. No entanto, se quiserem começar por explorar primeiro a adaptação dos volumes anteriores, podem consultar o Glossário | "The Strain" [COMIC] e o Glossário | "The Strain: The Fall" [COMIC].
"The Strain: Night Eternal" - Issues
Os issue são uma espécie de revista com cerca de 32 páginas cada.
O terceiro volume da trilogia de Guillermo del Toro e Chuck Hogan (o livro), deu origem a 12 issues, que foram publicados com uma periodicidade mensal entre Agosto de 2014 e Agosto de 2015.
Se quiserem ler as revistas online, há uma série de sites que as disponibilizam gratuitamente.
"The Strain: Night Eternal" - TPB
TPB significa trade paperback e é o termo utilizado para a compilação dos issues.
No caso do "The Strain: Night Eternal", a Dark Horse publicou dois volumes: "The Strain: The Fall-Volume 5 TPB", publicado em Maio de 2015 e que reune os issue de #1 a #6, e "The Strain: The Fall-Volume 6 TPB", publicado em Dezembro de 2015 e que reune os issue de #7 a #12.
Aqui poderá surgir uma dúvida que é: onde estão os volumes 1, 2, 3 e 4?
A resposta é simples: cada volume dos livros de Guillermo del Toro e Chuck Hogan deram origem aos seus correspondentes em BD. Sendo os issue sempre numerados a partir do #1, ficámos com os seguintes:
A adaptação do primeiro volume de "A Estirpe", deu origem à BD "The Strain", composta por 11 issues (numerados de #1 a #11) que, por sua vez foram compilados em dois TPB: "The Strain-Volume 1" e "The Strain-Volume 2".
A adaptação do segundo volume, "O Ocaso", deu origem à BD "The Strain:The Fall", composta por 9 issues (numerados de #1 a #9), que por sua vez foram compilados em dois TPB: "The Strain: The Fall-Volume 3" e "The Strain: The Fall-Volume 4".
Por fim, a adaptação do terceiro volume, "A Noite Eterna", deu origem à BD "The Strain: Night Eternal", composta por 12 issues (numerados de #1 a #12) que foram, por sua vez, compilados em dois TPB: "The Strain: The Night Eternal-Volume 5" e "The Strain: The Night Eternal-Volume 6".
Se quiserem ver isto em maior detalhe, podem pesquisar os outros glossários que criei relativamente aos volumes anteriores: Glossário|"The Strain" [COMIC] e Glossário|"The Strain:The Fall" [COMIC].
"The Strain: The Night Eternal-Book Three" - HC
HC significa hard cover, o que faz desta edição uma espécie de "edição de coleccionador".
"The Strain: The Night Eternal-Book Three" foi publicado a 25 de Maio de 2016 e reúne os 12 issues que adaptam o terceiro volume da trilogia. Sendo uma edição de coleccionador, o valor ronda os 30 euros mas, ainda assim, continuo a achar ser a melhor opção para quem queira ter tudo reunido.
E assim chegamos ao fim da terceira parte deste glossário que, espero, tenha ajudado a organizar as ideias e a perceber quais as diferentes versões que podemos encontrar e qual a ordem de leitura dos livros.
Segue-me nas Redes Sociais!
0 comments