Upgrade (2022) de Blake Crouch

by - fevereiro 25, 2023

 


Sinopse: E se fossemos capazes de mais ? 

Com uma melhor concentração, poderíamos realizar tarefas mais rapidamente, ler mais depressa, memorizar mais, e dormir profundamente.

Para Logan Ramsay é isto que está a acontecer. Está a começar a ver o mundo ao seu redor, mesmo aqueles que ele mais ama, de formas totalmente novas.

Ele sabe que não é natural, que os seus genes foram alterados. Foi alvo de um Upgrade.

O legado da família de Logan é aquele do qual ele tem tentado escapar há décadas e o deixou vulnerável a ataques. Mas com um plano aterrorizante para replicar o seu Upgrade em toda a população mundial, ele pode ser a única pessoa capaz de parar o plano que já foi colocado em movimento.



Opinião: Compreendo que os autores não escrevam sempre sobre as mesmas temáticas, e é bom que explorem outras coisas. Mas, caramba... Blake Crouch é o meu autor de referência no que diz respeito a twists manhosos, realidades alternativas e viagens no tempo. 

Wayward Pines, incrível! 

Recursão, espetacular! 


E depois chegamos a este Upgrade e é... meh!

Não há finais incríveis, não há aquela sensação de se ficar a pensar no livro durante não sei quanto tempo. É só aquilo. 


Em "Upgrade" o filho de uma cientista que foi acusada da morte de milhões de pessoas, é infetado com um vírus que melhora todas as suas capacidades físicas e cognitivas. Tudo o que alguma vez viu, ouviu, cheirou ou leu está agora totalmente acessível. Dorme menos. Tem melhor resistência física. 

Mas, longe de ser uma infeção isolada, rapidamente ele percebe que faz parte de um plano muito maior, cujo objetivo consiste em contaminar toda a população mundial. Para quê? Porque quem conceceu este vírus acredita que, se as pessoas foram mais inteligentes, ficarão mais propensas a trabalhar em prol da Humanidade e assim evitar a sua destruição.

Francamente, não gostei da história. Grande parte estamos só a acompanhar a jornada do tipo que foi infetado: como fugir, como ganhar dinheiro, como passar despercebido, como perceciona as alterações que está a passar... Um tédio.

Acabei por estar sempre à espero da grande reviravolta, ou que acontecesse qualquer coisa. Mas, nada.

Blake Crouch é normalmente um tipo que se dedica à ficção e a coisas completamente irrealistas, algo de que eu gosto bastante e daí considerá-lo um dos meus autores favoritos. Mas em Upgrade, entrou naquela onda de passar uma mensagem acerca dos problemas reais do mundo e da humanidade, tudo embrulhado numa mensagenzita final muito bonita mas que, para mim, não resultou. 

Boas Leituras!

Acho que poderás gostar de...

0 comments