The School for Good Mothers (2022) de Jessamine Chan
Sinopse: Neste romance de estreia, tenso e explosivo, um lapso de julgamento coloca uma jovem mãe num programa de reforma do governo, onde a custódia do seu filho está em jogo.
Frida Liu está a passar por dificuldades. Não tem uma carreira digna dos sacrifícios dos seus pais imigrantes chineses. O pior é que não consegue convencer o marido, Gust, a desistir da amante mais nova, obcecada pelo bem-estar. Só com a sua angélica filha Harriet é que Frida sente finalmente que atingiu a perfeição que dela se espera. Harriet pode ser tudo o que ela tem, mas é apenas o suficiente.
Até que Frida tem um dia horrível.
O Estado tem os olhos postos em mães como Frida - aquelas que consultam o telemóvel enquanto os filhos estão no parque infantil; que deixam os filhos ir sozinhos para casa; por outras palavras, mães que só têm um lapso de julgamento. Agora, uma série de funcionários do governo vai determinar se Frida é candidata a uma instituição do tipo Big Brother que mede o sucesso ou o fracasso da devoção de uma mãe. Confrontada com a possibilidade de perder Harriet, Frida tem de provar que pode estar à altura dos padrões estabelecidos para as mães - que pode aprender a ser boa.
Este livro, que é um turn pager espirituoso e estimulante, explora os perigos da parentalidade "perfeita" da classe média alta, a violência exercida sobre as mulheres pelo Estado e entre si, e o amor ilimitado que uma mãe tem pela filha.
0 comments