Things Have Gotten Worse Since We Last Spoke (2021) de Eric LaRocca
Sinopse: Sadomasoquismo. Obsessão. Morte.
Um turbilhão de escuridão agita-se no coração de um ballet macabro entre duas jovens solitárias numa sala de chat da Internet no início dos anos 2000 - uma escuridão que ameaça transformá-las para sempre quando finalmente sucumbirem aos seus desejos mais horríveis.
O que fizeste hoje para merecer os teus olhos?
Opinião [contém spoilers]: Eu não aprendo e mais uma vez caí na armadilha do Instagram. Há uns tempos atrás, reparei que andava imensa gente a falar muito bem deste livro, a dizer que era chocante, gore... Havia até quem dizia não ter conseguido ler até ao final por ser demasiado chocante.
Soa-me a desafio! - pensei eu.
Afinal de contas, o único desafio foi mesmo conseguir chegar ao fim de uma leitura desinteressante e com personagens bidimensionais. Foi preciso um esforço hercúleo, mas com base nas opiniões que tinha lido, estive sempre à espera que acontecesse alguma coisa de realmente chocante.
Em primeiro lugar, todo o contexto é parvo. Uma tipa decide vender um descascador de maçãs num fórum. Acaba por começar a trocar mensagens com uma potencial compradora, e no final estabelece-se uma dinâmica de master/slave entre elas.
A suposta compradora (master) redige um contrato, no qual se compromete a zelar pelo bem estar da vendedora (slave) e até lhe dar uma compensação financeira todos os meses. A condição, é que segunda dependa completamente da primeira, e faça aquilo que ela lhe diz.
Ao longo da história, elas nunca estão fisicamente juntas, e todas as comunicações são feitas via sms ou e-mails. É desta forma que a master define o que a outra deve fazer, e é pelo mesmo canal que esta deve confirmar se cumpriu ou não a ordem. A primeira é ir vestida de vermelho para o emprego. Depois, tirar as cuecas no emprego e deixá-las num local onde possam ser encontradas. Apanhar uma lagartixa, andar com ela no bolso durante um dia e depois esborrachar-lhe a cabeça com uma pedra. Nada disto especialmente chocante e que valha toda a histeria à volta do livro.
A slave acaba por começar a ficar obcecada com a ideia de ter um filho e de ter vida a crescer dentro dela. A master diz-lhe para ela deixar um pedaço de carne ao sol durante dois dias e depois comer aquilo. A outra assim faz, e come a carne, as larvas e essas porcarias todas. Fica com uma ténia gigante e acaba toda feliz porque finalmente sente vida a crescer dentro dela. Não sei quanto a vocês, mas isto para mim não é gore. É só estúpido.
Ler este livro foi uma verdadeira perda de tempo. Se não tivesse só 120 páginas, provavelmente nem teria lido até ao final.
0 comments