Futuristic Violence and Fancy Suits (2015) de David Wong

by - maio 07, 2023

Sinopse: Prepara-te para um mundo em que qualquer pessoa pode ter os poderes de um deus ou a fama de uma estrela pop, em que a realização humana atinge novos patamares enquanto a sua depravação mergulha nas profundezas mais negras. Um mundo em que pelo menos um gato cheira como o contentor do lixo de uma marisqueira num dia quente de Verão.

Este é o mundo em que Zoey Ashe se encontra, navegando numa cidade futurista em que se pode encontrar elementos do fantástico, do pesadelo e do ridículo em qualquer esquina. O seu único conselheiro de confiança é o já mencionado gato, mas mesmo no futuro, os gatos não podem dar conselhos. Pelo menos, nenhum que se queira seguir.

Será que Zoey vai descobrir tudo a tempo? Ou talvez a melhor pergunta seja: tu vais? Afinal de contas, o futuro está a chegar mais cedo do que pensas.




Opinião: Começo por dizer que sou fã do David Wong. Bom, pelo menos do John Does at The End e What the Hell Did I Just Read que tinham um excelente equilíbrio entre terror, paranormal e comédia. Já este Futuristic Violence and Fancy Suits não me convenceu... 

Toda a leitura é bastante promissora, e passei o livro a pensar que « Agora é que vai ser », mas nunca foi e, no final, não passou de uma amálgama de personagens desinteressantes, diálogos descabidos e uma premissa que nunca se concretizou. 


A ideia está interessante: Zoey, que mora com a mãe num trailler park, descobre da pior forma possível que o pai, com quem não tinha qualquer tipo de relação, morreu. E porquê "da pior forma possível" ? Porque o pai era um poderosíssimo mafioso e, após a sua morte, formaram-se vários grupos com o objetivo de capturar Zoey e assim aceder à suposta herança que o pai lhe terá deixado.

A história acaba por se desenvolver essencialmente em torno disto: uns grupos a tentarem capturá-la, outros a tentarem defendê-la, e Zoey apanhada no meio sem saber muito bem em que confiar.

Infelizmente, achei a personagem central extremamente irritante, e acredito que isso possa ter condicionado fortemente a leitura e, cada vez que ela fazia ou dizia alguma coisa, tenho a certeza que um esgar de desaprovação ficava estampado na minha cara.

Sim, os cenários são bastante futuristas, há bandidos modificados que parecem super vilões, a cidade onde decorre a ação parece saída de um filme de ficção científica, mas senti que faltava ali qualquer coisa ao livro e não consegui gostar.

Claro que, ia na expetativa de encontrar qualquer coisa mais do género dos outros livros do autor - o que não aconteceu - , o que foi pena. Mas compreendo que de vez em quando eles se aventurem em coisas diferentes. Infelizmente neste caso, não resultou muito bem para mim.

Boas Leituras


Acho que poderás gostar de...

0 comments