Obliteration (2020) de James S. Murray e Darren Wearmouth

by - maio 12, 2023

 

Sinopse: Males acima e abaixo do solo surgem mais uma vez, ameaçando o mundo e todos os seus habitantes com a extinção neste eletrizante thriller de ficção científica - o último romance ambientado no universo Awakened - do autor nº 1 de best-sellers internacionais e estrela da série televisiva Impractical Jokers e escritor de ficção científica best-seller.

Graças ao heroísmo do antigo Presidente da Câmara de Nova Iorque, Tom Cafferty, e da sua equipa, o mundo está novamente seguro. A vilã Fundação para o Avanço Humano foi desmantelada, as cidades do mundo estão a salvo da aniquilação nuclear e Cafferty está agora numa caçada para dizimar todos os ninhos de criaturas do planeta.

Quando Cafferty entra num ninho sob o deserto do Nevada, fica horrorizado ao encontrá-lo completamente vazio. Isso só pode significar uma coisa: a batalha pela sobrevivência ainda não acabou. Por todo o planeta, as criaturas estão a emergir dos seus lares subterrâneos. Agora, a guerra total contra a humanidade começou - uma guerra em que apenas uma espécie de topo sobreviverá. A humanidade encontrou finalmente o seu adversário. 

Cafferty sabe que apenas um homem o pode ajudar a parar o ataque. Um homem que é desprezado pelo mundo. Um homem que já causou a morte de milhões. Um homem que é um inimigo jurado, empenhado em derrubar Tom Cafferty para sempre: Albert Van Ness. 

Mas mesmo esta acção desesperada pode não ser suficiente para deter as criaturas e salvar a humanidade...


Opinião: A suspension os disbelief tem de ser em doses bastante elevadas neste terceiro e último livro da trilogia Awaneked. Sim, é verdade que seres reptilianos que vivem no subsolo e atacam pessoas não é propriamente uma história muito verossímil mas, tanto no Awakened como no The Brink, achei que todo o cenário e acontecimentos estavam relativamente credíveis (embora improváveis): uma Fundação que controla os Governos mundiais a troco de proteção, criaturas desconhecidas, encobrimentos... 

Em Obliteration as coisas escalam para um nível totalmente insano! Clones, lutas épicas, destruição em massa... Um cocktail absolutamente fantástico para quem gosta de uma boa dose de ação. Diria que os autores perderam a cabeça (no bom sentido) e deixaram que a imaginação os levasse ao limite, sem se preocuparem se tudo aquilo resultava num cenário exagerado.

Sendo o último livro, já sabia que teria de haver um encerramento, fosse a favor das criaturas ou dos humanos e, a partir de determinado momento, já é claro para qual dos lados a balança se inclina. A partir daí, perdeu-se um pouco do elemento surpresa, o que é pena. 

De qualquer modo, e apesar de não ter sido o meu livro favorito de entre os três, continuo com a mesma opinião que criei quando li o primeiro: Awaneked é uma obra incrível, subvalorizada, e que tem tudo para se tornar numa trilogia de culto. 

Acho que poderás gostar de...

0 comments